terça-feira, 20 de abril de 2010

Berlim

Como diria nosso guia (de um free tour que fizemos), Berlim é uma cidade de contrastes. Historica e moderna. Decadente e em desenvolvimento. Talvez o fato de a cidade ter sido devastada pela segunda guerra e após ter sido separada por um muro, o famoso muro de Berlim, explique um pouco os contrastes que encontramos por aqui.
Berlim é a capital da Alemanha mas nao é a cidade mais rica nem a mais importante. É uma cidade que segue se adaptando a reunificacao. O muro se foi mas ainda ha muita diferenca social e economica. Em uma breve caminhada logo que chegamos nos deparamos com o Sony Center. Este centro comercial, construido ha poucos anos, assim como os demais edificios modernistas ao seu redor, expressam um pouco da modernidade e do desenvolvimento desta cidade. Ao lado esta a Potsdamer Platz espécie de mini-cidade moderna construída entre as antigas pedras de Berlim. Para muitos essas construcoes modernas entram em choque com a antiga arquitetura cultural da cidade.
Na mesma quadra nos deparamos com um pedaco do muro de Berlim que sinaliza que ele esteve ali. Na rua tambem existe uma continua marcacao mostrando por onde ele passou.

Caminhamos mais uma quadra e chegamos ao Memorial ao Holocausto. Este Memorial foi construido em 2005 e consiste em um total de 2.711 blocos de concreto dispostos simetricamente. O memorial esta em uma area nobre de Berlim e serve como uma homenagem e um recordo a todos os judeus mortos na guerra. Mas nao soh isso: o memorial estando ali, em uma parte tao importante da capital alema, simboliza o reconhecimento do povo alemao em relacao aos atos falhos do passado. Para muitos uma forma de reconhecer os erros e desculpar-se por eles.

Ao lado do memorial encontra-se o principal ponto da cidade: o portao de Brandenburgo. Foi inagurado em 1791 pelo rei Frederico Guilherme II e ao longo da historia serviu como ponto de muitas manifestacoes e comemoracoes. Após a 2a Guerra Mundial ao longo da linha divisória entre os setores soviético e inglês, tornou-se símbolo de uma nação dividida. Quando a Alemanha foi reunificada este local voltou a ser ponto de comemoracoes.

No dia seguinte fizemos um Free Tour. Esse tour eh oferecido por uma empresa privada com guias autonomos. Em 3 idiomas (alemao, ingles e espanhol) esse tour eh ideal para quem nao tem muito tempo para conhecer a cidade e necessita de uma maneira rapida e pratica para conhecer alguns dos principais pontos. E o melhor: nao ha um preco fixo. Ao chegar no fim do percurso voce paga ao guia, ou nao. Se nao gostou: nao paga! Se gostou... bom, aih voce avalia quanto o seu guia merece receber. O tour dura aproximadamente 4 horas e seu ponto de partida eh no portao de Brandenburgo. Passamos pelo Memorial do Holocausto e seguimos ao local onde era o Bunker de Hitler. Hoje em dia la eh uma area residencial com estacionamento e edificios. Existe apenas uma placa fazendo referencia de que ali era a entrada do Bunker. Local onde Hitler se escondeu por muito tempo e por fim se suicidou. O roteiro seguiu pelo antigo predio da Forca Aerea Alema utilizado pelos nazistas durante a guerra, Catedral Protestante, Opernplatz (praca onde foi organizada uma enorme queima de livros pelos nazistas em 1933) e a Ilha dos Museus local onde estao localizados 5 dos mais famosos museus de Berlim, entre eles o museu de Pergamo.

Destaco tambem o albergue onde ficamos hospeados. Ateh agora foi o mais caro (25 euros), mas em compensacao oferece estacionamento gratis, um otimo cafe da manha e um jantar excelente e farto por apenas 6 euros. O albergue eh o Youth Hostel International de Berlim ou Jugendherberge em alemao.

E como nao podia faltar, para encerrar o dia cansativo tomamos uma otima cerveja, tipica de Berlim :D