segunda-feira, 26 de abril de 2010

Praga

Vou plagear parte do primeiro paragrafo do post feito pelo Tiago para Amsteram para sintetizar Praga: "É impossível resumir Praga numa só palavra. Pelo contrário, faltam adjetivos para qualificar a capital checa e sintetizar sentimentos e paisagens por vezes tao distintas: moderna, tradicional, revolucionária, linda, organizada, agradável, liberal, etc.".
Eh isso mesmo. Praga eh tudo que imaginavamos e muito mais. Muiiiito mais. Cidade impressionante de vasta historia. Capital de um pais novo, a Rep. Checa mas tambem capital de sua antiga patria, a Tchecoslovaquia. Predios medievais contrastanto com construcoes comunistas e com novos predios trazidos pelo capitalismo. Famosa pelas suas cervejas e pelos seus cervejeiros (o povo Checo eh o que mais bebe cerveja no mundo).
Em Praga alem de tudo que a cidade tem a nos oferecer tivemos a sorte de termos guias. Mais que guias, amigos. Por intermedio da minha prima Graziela (muito obrigado prima :P) conhecemos Stam e Michaela (thanks again for all that you've done for us :P). Com eles durante um dia inteiro percorremos Praga e conhecemos os principais pontos da cidade.
Comecamos pelo Teatro Nacional. Predio historico da cidade eh hoje utilizado para espetaculos de Teatro, Ballet e Opera. Tambem no decorrer passamos pelo Museu Nacional com sua bonita praca de Wenceslas a frente. Seguindo pela mesma rua chegamos a uma das torres que guardavam a cidade.







Em seguida fomos a Old Town Square, que eh a praça da prefeitura e coraçao da cidade. Eh rodeada por igrejas e casas onde ocorreram varios acontecimentos historicos. O principal predio desta praça eh o Old Town Hall. Construido em 1338 este predio possui como atraçao sua torre de 70m de altura, desde onde pode-se ter uma visao completa da cidade, e o relogio astronomico que a cada batida de hora entre 9 e 21h exibe um pequeno show de bonecos para as pessoas que se aglomeram a frente da torre. Nessa praça tambem encontra-se a Tyn Church, conhecida por suas duas torres quem representam Adao e Eva.






Logo fomos a famosa Charlies Bridge. Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Charlie IV, e foi finalizada a princípios do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio, a Charlies Bridge se transformou na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha e o Castelo de Praga.



O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia. Em seu interior existe varios locais interessantes para conhecer como a Catedral de S. Vito, a Torre da Pólvora, o Palácio Real do Castelo de Praga, e a Viela Dourada. Localizado no alto de um monte disponibiliza uma otima visao da cidade e por sua extensa area é considerado, conforme o Guinness Book, o maior castelo do mundo. Hoje em dia, a visão do castelo de é um pouco diferente do aspecto que tradicionalmente encontramos em outros castelos. Todo o conjunto é dominado pelas imensas torres da Catedral de S. Vito. Estas torres elevam-se também sobre todos outros prédios da cidade.









Para fechar com chave de ouro a passagem por Praga Stam e Michaela nos levaram para apreciar a culinaria e a cerveja Checa. Fomos ao tipico restaurante Švejk e apreciamos carne de pato acompanhado por paes locais. Recomendo! Para beber tomamos uma mistura local de cerveja escura com clara e tambem algumas marcas locais da tradicional cerveja clara. Tambem altamente recomendavel.




No mais, Praga eh uma cidade agradavel, barata e facil de conhecer. Motivos mais do que suficientes para justificar o grande numero de turistas pela cidade.
Como curiosidade fica um pequeno imprevisto que tivemos com a policia local. Na primeira noite, ao buscar um estacionamento para entrei em um local proibido. Imediatamente fomos abordados por policiais. A multa? 2000 coroas, aproximadamente 200 reais. Depois de muita conversa e pedido de desculpas fomos liberados sem pagar nada. Mais uma vez funcionou o jeitinho brasileiro :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário