segunda-feira, 26 de abril de 2010

Munique

Munique nos recebeu com um dia lindo, perfeito para caminhar pela cidade e tomar cerveja.
Deixamos as coisas no albergue e fomos à praça mais famosa da cidade, a Marien Platz. Nesta praça fica o prédio da prefeitura (Rathaus), no qual às 11, 12 e 17 horas 32 bonequinhos encenam batalhas e danças ao redor do relogio (Glockenspiel) do prédio:




Perto dali fica a Isartorplatz, que abriga o Isartor, um dos antigos portões de Munique, neste caso o portão leste:

Outra atração do centro de Munique é o Hofbräuhaus, um biergarten. Quem olha a fachada do prédio não imagina a quantidade de mesas (e de pessoas com pratos fartos e grandes copos de cerveja) que ele abriga em seu interior, inclusive nos jardins:



Mais algumas quadras e chegamos à Max-Joseph Platz, onde fica a Ópera de Munique:

Nesta praça já se vê parte do que é chamada de Residência de Munique, o maior palácio urbano da Alemanha, residência de antigos duques e reis da Baviera, que infelizmente está com sua fachada sendo reformada. Mas logo adiante fica a magnífica Odeonsplatz:

Ao redor da praça estão o Feldherrnhalle (hall dos heróis - uma homenagem do rei Ludwig I aos generais de seu exército), a igreja Theatinerkirche e o Hofgarten (um jardim que nasce nas janelas do salão de festas da Residência de Munique):




Mas o melhor de Munique ainda estava por vir. Todos que deram dicas sobre a cidade, tinham uma só recomendação em comum: visitem um biergarten. Escolhemos o que fica no Englischer Garten, o maior parque urbano do mundo, maior até que o Central Park novaiorquino.

O biergarten no parque fica ao lado do lago e enquanto tem sol, fica cheio:




O esquema é o seguinte: você entra na área do restaurante, escolhe o que comer e antes de pagar, passa por um grande balcão onde estão servidos vários canecos, de diversos tamanhos (mas nunca pequenos), de diferentes cervejas. Pega uma e paga, para depois escolher uma mesa no melhor estilo picnic no parque. Pelo prato e um caneco com um litro de cerveja pagamos em torno de 18 euros:



O engraçado aqui é que todo mundo bebe, e muito. E, da mesma forma que muitos brasileiros têm mão de playmobil para pegar uma latinha de cerveja, parece que os alemães, e alemãs, têm uma habilidade nata para carregar vários canecos ao mesmo tempo.
No dia seguinte acordamos cedo para ir até a cidade de Füssen, perto de Munique. Nesta cidade fica o Schloss Neuschwanstein (Castelo Novo Cisne de Pedra), uma construção impressionante que parece de brinquedo, mesmo quando você está aos pés do morro que o abriga:

Somente a viagem até Füssen já vale a pena, pois a estrada serpenteia por pequenos vilarejos e cidades, sempre cercada por montanhas de neve eterna:



O castelo foi construído pelo Rei Ludwig II, da Baviera, e não é um castelo medieval. Pelo contrário, até que é bem recente. Ele começou a ser construído em 1869 porque o rei gostava de castelos medievais. Na realidade, o fato é que o Lud não batia muito bem das idéias não. Ele mandou construir vários castelos e outros prédios, sem a mínima necessidade para seu reino, tanto que acabou considerado insano e morreu afogado em um pequeno lago. No castelo de Neuschwanstein ele pouco viveu (entre 1884 e 1886), mas a obra que idealizou é tão impressionante que inspirou o Castelo da Cinderela, da Disney.
Para visitar o interior da construção, na qual é proibido fotografar, você deve comprar um ingresso na vila embaixo do castelo, na qual é possível estacionar o carro por 4,50 euros. O ingresso para a visita custa 9 euros e você pode subir caminhando até o castelo (cerca de 30 minutos morro acima) ou comprar um passe de ônibus por 1,50 euros (ou 2,60 euros ida e volta).
Há um outro castelo pertinho do Neuschwanstein, o Hohenschwangau, que também pode ser visitado:




Mas a grande atração sem dúvida é o Neuschwanstein:








A visita ao interior do castelo é guiada e há áudio guia em português. É incrível ouvir as histórias sobre as acomodações do castelo, como a Sala dos Cantores, uma grande sala de festas cheia de adornos, que nunca foi usada para festa ou recital. Coisas do Ludwig II.
Pouco acima do castelo está a Mary Bridge:


A ponte proporciona uma ótima visão do catelo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário