terça-feira, 20 de abril de 2010

Cottbus (Alemanha) e Breslávia (Polônia)

Hoje saímos de manhã de Berlim e decidimos parar numa cidade pequena, ainda na Alemanha, para conhecer algo fora dos grandes centros. Escolhemos Cottbus.
Na realidade a cidade nem é tão pequena assim, tem cerca de 100 mil habitantes, mas ainda guarda o charme e a calma que não encontramos em cidades maiores. Não achamos nenhum centro de informacões turísticas, nem um mapa da cidade, por isso andamos ao acaso por cerca de 2 horas na região central. Algumas fotos de Cottbus:













Depois seguimos para a Polônia. Na fronteira, nenhuma fiscalização, passamos direto como todos os outros veículos que estavam na estrada. Mas as primeiras impressõoes sobre o pais nao foram nada agradaveis. Em primeiro lugar, a estrada ficou bem ruim assim que deixamos a Alemanha. Embora fosse uma pista duplicada, bem sinalizada, o asfalto era tao ondulado que tive a impressao que andamos algumas dezenas de quilometros em um grande sonorizador. Alguns quilometros apos a fronteira resolvemos parar para fazer cambio (embora a Polonia ja integre a Uniao Europeia ela ainda nao adota o Euro, conservando sua moeda o zlot) e tomar um cafe. Ao descermos do carro um flanelinha ja veio para lavar o para-brisa e mesmo sob nossa negacao, fez o servico. Andamos 10 metros e outros rapazes vieram pedir cigarros. Quando finalmente chegamos a casa de cambio a mulher que atendia nao falava ingles. O que fizemos foi apresentar nossas notas de euros que ela prontamente substitui por zlots. Cada euro compra 3,75 zlots.
Passada essa primeira ma impressao chegamos a Breslavia (Breslau em alemao ou Wroclaw em polones). O idioma polonês é impraticável para nós brasileiros e não é comum pessoas que falam inglês aqui. Felizmente, no albergue fomos bem atendidos em inglês e a nossa primeira refeicão, um fast food, teve um atendimento em espanhol.
Largamos as coisas no albergue e partimos para uma caminhada até a Praça Central:


Nesta praça fica um prédio (City Hall) que atualmente abriga o museu municipal, mas que se parece muito com uma igreja:

Depois fomos até a Catedral de Santa Maria Madalena:


Vimos ainda outros prédios históricos, dentre os quais o Teatro Lalek:




Por fim, mais algumas fotos das ruas de Breslávia:




Um comentário: