quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cracóvia

Chegamos a Cracóvia, antiga capital da Polônia, mas encontramos um clima nada amigável. Muito, muito frio, como podem ver pelas nossas caras nessa foto:

Mas mesmo assim, apesar do cansaço e da chuvinha fina que incomodava, fomos dar uma volta pela cidade. A poucos metros do nosso albergue fica o monte Wawel, no qual está o castelo real e a catedral da cidade. Muito bonito e impressionante tanto durante o dia como à noite:





A Polônia foi um dos países que mais sofreu com a II Guerra Mundial e embora Cracóvia tenha sido poupada, são comuns muitas homenagens por toda a cidade às vítimas da guerra ou do pós-guerra:

O centro histórico de Cracóvia é chamado de Stare Miasto e tem como principal atração a praça Rynek Glówny que abriga o mercado e a Basílica de Santa Maria:








Perto dali fica a Igreja de São Pedro e São Paulo, cujo principal atrativo são as esculturas de seu muro, que representam os 12 apóstolos:


Ainda no Stare Miasto fica a Basílica de São Francisco, que foi o primeiro edifício de tijolo à vista de Cracóvia:

Caminhamos um pouco mais pelas ruas do centro velho, mas com o cair da noite o frio ficou forte demais:





Assim, nada melhor que uma sopa para aliviar o frio. Na Polônia ainda existem alguns restaurantes dos tempos soviéticos, que pertenciam ao Estado, chamados mleczny. São como um buffet e foi num desses que resolvemos provar uma típica sopa polonesa (zürek) com batata e pedaços de bacon e salsicha. Acreditem, o sabor é ótimo, muito melhor que a aparência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário